A clonagem artificial é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à investigação científica.
- Clonagem terapêutica
A clonagem terapêutica tem como objectivo, não a duplicação de um ser vivo, mas sim mas produção de células-tronco embrionárias com as quais se constroem tecidos e órgãos para transplantes.
A clonagem terapêutica tenta criar através de células indiferenciadas (células-tronco) tecidos, órgãos ou outros componentes do corpo.
- Clonagem reprodutiva
A clonagem reprodutiva tem como objectivo a multiplicação de animais, como é o caso de vários animais que já foram clonagem como ratos, ovelhas, vacas, entre outros.
Os problemas associados a esta técnica são o stress em ambas as células envolvidas no processo, o que resulta numa taxa elevada de mortalidade de ovos recipientes.
- Clonagem embrionária
Esta técnica já é muito conhecida e aplicada com sucesso em um grande número de espécies. Eventos similares tem também ocorrência natural. Quando o ovo (ou zigoto) logo após as primeiras divisões celulares, tem uma ou mais de suas células separadas naturalmente produzem-se os conhecidos gémeos homozigóticos (clones naturais).
Contacto
O nosso grupo de Área de Projecto está disponível para responder a várias questões que possam surgir.
Para isso, podem contactar-nos através do nosso e-mail abdp12a3@hotmail.com
Tentaremos responder às vossas questões o mais rapidamente possível.